Enunciados de questões e informações de concursos
A alucinação consiste na percepção de coisas que não existem, que não são reais. Assim, quando uma pessoa ouve sons imaginários ou vê objetos que não existem, ela está tendo uma alucinação auditiva ou alucinação visual.
Sobre plantas alucinógenas, são apresentadas as seguintes afirmativas:
I - O vinho de Jurema, preparado à base da planta brasileira Mimosa hostilis, chamado popularmente de Jurema, é usado pelos remanescentes índios. A Jurema sintetiza uma potente substância alucinógena, a dimetiltriptamina ou DMT, responsável pelos seus efeitos.
II - Caapi e Chacrona são duas plantas alucinógenas, que são utilizadas conjuntamente, sob forma de uma bebida, que é ingerida no ritual do Santo Daime ou Culto da União Vegetal e por várias outras seitas. No Peru, a bebida, preparada com as duas plantas, é chamada pelos índios quéchuas de Ayahuasca, que quer dizer "vinho da vida". As alucinações produzidas pelas bebidas são chamadas de miragens e os guias dessa religião procuram "conduzi-las" para dimensões espirituais da vida.
III - Mescal ou Peyolt (Lophophora williamsii), é um cacto, utilizado desde remotos tempos na Europa, em rituais religiosos. Este cacto produz a substância alucinógena mescalina. O Peyolt ainda é usado legalmente em vários rituais religiosos da Europa ocidental.
IV - Os alucinógenos, como agem diretamente sobre o SNC, quase não causam sintomas físicos, ou seja, não se percebe dilatação das pupilas, suor excessivo, taquicardia, náuseas e vômitos.
São verdadeiras as afirmativas: