Enunciados de questões e informações de concursos
Um herbário é uma coleção de plantas, composta por amostras secas de ramos com folhas, flores e/ou frutos, fixadas num pedaço de cartolina. Esta amostra é chamada exsicata, a qual é acompanhada de uma etiqueta com dados sobre o nome científico e descrição da planta - a identificação -, local e ambiente de coleta, além de coletor e data de coleta. A exsicata é a unidade básica de coleção de um herbário, pois constitui material testemunho referencial para futuros estudos. Ela é registrada e numerada antes de ser incorporada ao acervo.
Sobre este assunto são feitas as seguintes afirmativas:
I - Alguns órgãos vegetais ou amostras de madeiras que são de difícil herborização, por sua constituição e tamanho, podem ser guardados em coleções separadas, em carpotecas (coleção de frutos e sementes), xilotecas (coleção de madeiras), mantendo-se no registro o número da exsicata à qual se relacionam.
II - Os exemplares coletados são distendidos em folhas de jornal ou papel kraft, dobradas, colocadas entre papelão, com os canais sempre orientados no mesmo sentido.
III - Folhas de palmeiras ou outros exemplares com folhas grandes, devem ter suas folhas dobradas no sentido latitudinal. Já em herbáceas muito altas, corta-se a planta em porções menores, herborizando isoladamente as partes basal, média e terminal, sempre colocando a numeração correspondente.
IV - Em espécies de caules espessos ou com muitas folhas, como as bromeliáceas, é conveniente seccionar as plantas longitudinalmente em duas partes, enquanto que em certas gramíneas que têm tendência de se desdobrarem, devem ser amarradas levemente.
São verdadeiras as afirmativas: