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Prefeitura Municipal de Ponte Nova
Questão 1 de 1

Textos para a questão

 

Texto I

 

No seu discurso ao receber o Nobel de Literatura no dia 7 de outubro de 2010, em Estocolmo, o escritor Mario Vargas Llosa disse que o momento mais importante de sua vida foi quando aprendeu a ler. A partir daí pôde mergulhar nas coisas do mundo, no íntimo do pensamento das pessoas, pôde viajar até o fundo do mar, ao alto das montanhas e ir até à Lua e ao espaço sideral. O mesmo Vargas Llosa diz que seu grande e mais longo amor foi Madame Bovary, uma personagem trágica criada por Gustave Flaubert. Com esta afirmação ele nos provoca para lembrar personagens marcantes dos quais tomamos conhecimento por meio das leituras.

 

A leitura é o mais importante instrumento de liberdade. Um preso com acesso a livros pode ser menos preso do que um homem livre sem acesso à leitura.

 

BUARQUE, Cristovam. Deslumbre e entendimento. In:

FAILLA, Zoara (org.). retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 43. Disponível em: < http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_ LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf>. Acesso em: 18 out. 2019. (fragmento)

 

Texto II

 

Posso afirmar que Monteiro Lobato foi tão importante na minha formação como a educação que meus pais me ofereceram. E também a que recebi na escola. Um livro pelo qual alguém se apaixona é assim: transmite valores e uma forma de pensar. Lobato fez com que eu fosse transportado de um universo limitado para um mundo mágico construído por palavras, repleto de ideias libertadoras. Ele me fez pensar.

 

Tornei-me um franco atirador literário. Simplesmente devorava o que aparecia. Fundamentado por minha própria vivência, hoje, acho muito discutível dizer que um livro não é adequado para determinada idade. Não creio que os livros estejam divididos entre bons e ruins, mas entre aqueles que fascinam ou não um leitor em dado momento de sua vida. O hábito da leitura implica um processo de sedução. Os primeiros livros têm, por assim dizer, que “fisgar” o leitor, para que mais tarde ele se disponha a usufruir dos mais complexos. Quando alguém cria uma relação intensa e profunda com os livros, ler se torna parte de sua vida.

 

CARRASCO, Walcyr. A história de uma paixão – De leitor a autor. In: FAILLA, Zoara (org.). retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. p. 47-49. Disponível em: < http://prolivro.org.br/home/images/2016/RetratosDaLeitura2016_ LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf>. Acesso em: 18 out. 2019. (fragmento adaptado).

 

"Não creio que os livros estejam divididos entre bons e ruins, mas entre aqueles que fascinam ou não um leitor em dado momento de sua vida."

 

Sobre o período composto, analise as asserções a seguir.

 

I - Esse período é composto por quatro orações.

 

II - A oração “que os livros estejam divididos entre bons e ruins” exerce a função de objeto direto do verbo “creio”.

 

III - Nesse período composto, a oração “mas entre aqueles que fascinam ou não um leitor em dado momento de sua vida” estabelece uma ideia de oposição em relação à oração anterior.

 

IV - As ocorrências do “que” nesse período se justificam por ser um pronome relativo.

 

Está correto apenas o que se afirma em

  • II e III.
  • III e IV.



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