Enunciados de questões e informações de concursos
TEXTO para a questão
11% dos trabalhadores que cursaram faculdade
ganham até 1 salário mínimo
Taxa atinge o maior nível desde que a pesquisa começou a ser feita pelo IBGE, em 2012; no segundo trimestre, eram 2,77 milhões de brasileiros nesta situação – número corresponde quase à população de Salvador e cresceu em 1 milhão em 5 anos.
Douglas Gavras, O Estado de S. Paulo
13 de outubro de 2019 | 05h00
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, colhidos pela consultoria IDados, apontam que 11% dos trabalhadores formais e informais que cursaram faculdade ganhavam até um salário mínimo (R$ 998) no segundo trimestre. É o maior patamar desde que a pesquisa começou, em 2012.
A assistente comunitária V. L. N., de 44 anos, faz parte desse porcentual de profissionais. Formada em administração de empresas, em 2010, ela hoje trabalha por cerca de um salário, em um posto de saúde na zona oeste do Rio de Janeiro. “Mesmo empregada, fiz dois anos de cursinhos preparatórios para concursos, mas a quantidade de seleções caiu e não consegui trocar de emprego. Queria tentar uma vaga com salário maior, mas tudo foi ficando difícil, pela piora da situação do País”, conta.
Um efeito colateral preocupante da falta de boas oportunidades de emprego para quem tem mais anos de formação seria desestimular as pessoas a seguirem estudando, diz Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Disponível em: <https://economia.estadao.com.br
/noticias/geral,11- dos-trabalhadores-que-cursaram-faculdades-ganham-ate-1-salario-minimo, 70003047856>. Acesso em: 13 out. 2019 (fragmentado adaptado).
Com base na notícia, analise as afirmativas a seguir.
I. A notícia apresenta discurso direto.
II. O texto da notícia se baseia em dados estatísticos e argumento de autoridade.
III. Os tipos textuais predominantes nessa notícia são o narrativo e o descritivo.
IV. O gênero textual notícia faz uso de linguagem rebuscada e subjetiva para relatar um fato de interesse geral.
Está correto apenas o que se afirma em