Enunciados de questões e informações de concursos
Dadas as proposições condicionantes de um serviço orientado ao público,
I. Elementos dos serviços: São todos os componentes do desempenho dos serviços que criam valor para os usuários, sendo importante que se selecione as características do serviço principal e o pacote de serviços suplementares que o envolvem.
II. Lugar e tempo: refere-se às decisões gerenciais sobre quando, onde e como entregar e prestar serviços ao cliente.
III. Processo: seria um método particular de operações ou série de ações, envolvendo passos que precisam ser dados em uma seqüência definida, para que não resultem em baixa produtividade e nem aumentem a chance de falhas nos serviços.
IV. Produtividade e qualidade: não há como separar essas duas características. É preciso que a produtividade seja sempre melhorada mantendo os custos sobre controle, mas sempre atento para que não se reduza os níveis de serviços. A qualidade do serviço prestado é preponderante na diferenciação e conseqüente fidelização do usuário.
V. Pessoas: é preciso que haja uma interação direta e pessoal entre os usuários e os prestadores de serviços. Muitas vezes a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários é medida pela avaliação das pessoas que estão fornecendo os serviços. Via de regra, empresas de serviços bem sucedidas.
verifica-se que