Enunciados de questões e informações de concursos

Polícia Militar do Distrito Federal
Questão 1 de 1

A idéia de dois Brasis separados pelo nível de renda desdobra-se em situações inesperadas, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas Projetos. Há realmente dois universos diferentes quando se avaliam as condições de vida das capitais de 26 estados brasileiros e de Brasília. À região Sul/Sudeste quase maravilha somou-se o Centro-Oeste da política e do agronegócio no quesito viver bem. Já o Norte/Nordeste mantém o estigma de pobre e maltratado.

 

A capital federal é a mais bem avaliada pelos moradores, seguida de Vitória, Curitiba, Belo Horizonte e Palmas. Na lanterna da lista estão, pela ordem, Rio Branco, Belém, Porto Velho e São Luís. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro ficam ligeiramente acima da média nacional de qualidade de vida, na 11.ª e na 10.ª colocação, respectivamente.

 

Mas na questão da violência é que surge o inesperado. Não são Rio e São Paulo as cidades cujos habitantes têm a percepção mais aguda desse risco. As ricas Porto Alegre e Belo Horizonte são o segundo e terceiro piores colocados, atrás apenas de Belém. Novamente, Brasília é o lugar mais privilegiado do Brasil em termos de sensação de segurança. Depois vêm Boa Vista, Palmas, João Pessoa e Vitória.

 

Carta Capital, 2/11/2005, p. 22 (com adaptações).

 

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema que ele aborda, julgue o item em seguida.

 

De acordo com a pesquisa citada no texto, quem mais sente os riscos inerentes à violência são os moradores da capital do Pará.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.