Enunciados de questões e informações de concursos
A microeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos individuais, como consumidores, empresas e trabalhadores, e como eles tomam decisões diante da escassez de recursos. Leva em consideração os conceitos fundamentais da microeconomia, como: oferta, demanda, elasticidade, custo de oportunidade e maximização de utilidade ou lucro, e de como a variação no preço de um bem afeta as decisões de consumo de uma família e a produção por parte de uma empresa. Em um sistema de mercado competitivo, os preços são determinados pelas interações entre produtores e consumidores. O ponto de equilíbrio ocorre quando a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada, resultando em um preço de mercado que define as decisões de consumo e produção. No entanto, a introdução de variáveis, como a elasticidade-preço, e a imposição de tributos indiretos podem alterar significativamente a eficiência do sistema de preços, afetando o excedente econômico e a alocação de recursos.
Com base nessa perspectiva, analise as seguintes assertivas:
I.Quando a demanda é perfeitamente inelástica, a incidência econômica de um imposto específico recai integralmente sobre os consumidores, pois o preço de equilíbrio ajusta-se exatamente ao valor do tributo.
II.A imposição de um tributo ad valorem sobre um bem com oferta altamente elástica e demanda inelástica tende a provocar grande redução na quantidade consumida e transferência significativa da carga tributária para os produtores.
III.A elasticidade-preço da oferta influencia o impacto do imposto sobre os preços finais; quanto mais elástica a oferta, maior será o repasse do tributo ao consumidor.
IV.Em equilíbrio competitivo, a diferença entre o preço pago pelos consumidores e o recebido pelos produtores, após a introdução de um imposto, representa a receita arrecadada pelo governo, enquanto a perda de excedente total corresponde ao peso morto do tributo (geração de perda de eficiência econômica).
V.A imposição de um imposto indireto ad valorem interfere no sistema de preços porque aumenta o preço final para o consumidor, o que provavelmente reduzirá a quantidade demandada. No entanto, não reduz o excedente do produtor porque quem paga o imposto é o consumidor, além de melhorar a arrecadação do governoque pode gastar mais em políticas públicas.
É correto o que se afirma em: