Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade do Estado da Bahia
Questão 1 de 1
Matéria: História
Assunto: Sem classificação

Senhor: (...) peço a Vossa Alteza que, com a costumada clemência, queira perdoar meu atrevimento e receba minha vontade como Seu serviço, pois vos digo, mui alto e mui poderoso Senhor, que se, com tempo e brevidade, Vossa Alteza não socorrer estas capitanias e costa do Brasil, que ainda que nós percamos as vidas e as fazendas, Vossa Alteza perderá terra − e, ainda que nisso perca pouco − , aventura-se a perder muito porque não está mais serem os franceses senhores dela, porque, assim que se acabarem de se perder estas capitanias que sobram, terão eles (os franceses) um pé no Brasil e tenho medo de onde quererão e poderão botar o outro. 

GOIS, Luís de. Carta ao rei D. João III. Vila de Santos, capitania de São Vicente, 12 de maio de 1548. In: PEREIRA, Antônio (Org.). 

Documentos históricos do Brasil: cartas dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1998. p. 45-47. 

 

A solução para o problema apresentado por Luís de Gois ao rei D. João III foi:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.