Enunciados de questões e informações de concursos
De acordo com os eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) reitera o entendimento da Educação Infantil como interações e brincadeiras, como direitos de aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças nesta Etapa. A partir deste entendimento são situados os Campos de Experiências concretas da vida cotidiana e seus saberes, que se entrelaçam com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. São Campos de Experiências: O Eu, O Outro e O Nós; Traço, Sons, Cores e Formas; Corpo, Gestos e Movimento; Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação; Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. Assim, de acordo com as DCRC (Ceará, 2019):
I.Os campos de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que apresentam as aprendizagens essenciais a ser asseguradas a esse público infantil, sempre considerando as interações e a brincadeira como eixos norteadores
II.Os campos de experiências são definidos por um conjunto de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a ser asseguradas a esse público infantil, sempre considerando o contexto educativo, as interações e a brincadeira como eixos norteadores.
III.Os campos de experiência apresentam conteúdos flexíveis de acordo com o público infantil, sempre considerando as interações e a brincadeira como eixos norteadores dinâmicos.
IV.Os campos de experiência apresentam conteúdos de ensino de acordo com a faixa etária do público infantil, prevalecendo as interações e a brincadeira como eixos norteadores.
V.Os campos de experiência apresentam conteúdos de ensino de acordo com a faixa etária do público infantil, considerando como ponto inicial do processo pedagógico as interações e a brincadeira.
Assinale a alternativa correspondente aos campos de experiências conforme estabelecido pelas DCRC (Ceará, 2019):