Enunciados de questões e informações de concursos
O Parecer nº 11/2000, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, afirma que, ““[...] a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa:
I. Uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. E que ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
II. Uma dívida educacional não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. E que ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
III.Uma dívida em relação a escolarização básica não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. E que, ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
IV.Uma dívida didática-pedagógica não reparada para com os que não possuem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, dando prioridade aqueles/aquelas que empregaram sua força de trabalho na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Embora, seja reconhecido que ser privado deste acesso não é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
V.Uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso à escola, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. E que ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
Assinale a alternativa correta conforme assinalado no Parecer nº 11/2000, do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica: