Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Várzea Alegre
Questão 1 de 1
Matéria: Pedagogia
Assunto: Sem classificação

“Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que sem eles não “veríamos”. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a “realidade”. Assim, uma forma útil de distinguirmos as diferentes teorias do currículo é através do exame dos diferentes conceitos que elas empregam” (Silva, 2016, p. 16-17). Sobre as teorias tradicionais de currículo é correto afirmar que:

 

Fonte: SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

 

I. Elas enfatizam aspectos estruturais da administração escolar com exceção dos processos pedagógicos. As grandes categorias dessa teoria incluem: conteúdos sociais do ensino, aprendizagem significativa, avaliação processual, metodologia ativas, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos. Eles se concentram na transmissão de conhecimento, na forma como os alunos aprendem e a avaliação afere o desempenho, nos métodos de ensino, na organização da escola, no planejamento das atividades educacionais, na eficiência do sistema e nos objetivos a serem alcançados pelos alunos. Essas teorias tradicionais não tendem a priorizar a eficácia do processo educativo e a busca pela qualidade social do ensino, muitas vezes seguindo uma abordagem mais técnica e objetiva.

 

II.Elas enfatizam aspectos convencionais e estruturais do processo educacional. As grandes categorias dessa teoria incluem: aprendizagem, conteúdos, competências e habilidades, ensino dialógico, avaliação, metodologia, didática crítica, organização, planejamento flexível, eficiência e objetivos. As teorias se concentram na construção de conhecimento popularmente legitimados, na forma como os alunos aprendem espontaneamente, na avaliação do desempenho, nos métodos de ensino, na organização da escola, no planejamento das atividades educacionais, na eficiência do sistema e nos objetivos a serem alcançados. Elas priorizam a eficácia e eficiência do processo educativo e a busca por resultados de alto padrão, muitas vezes seguindo uma abordagem mais técnica e objetiva.

 

III.Elas enfatizam aspectos contextuais na organização do processo educacional. As grandes categorias dessa teoria incluem: aprendizagem, conteúdos, competências e habilidades, ensino dialógico, avaliação, metodologia, didática crítica, organização, planejamento flexível, eficiência e objetivos. As teorias se concentram na construção de conhecimento popularmente legitimados, na forma como os alunos aprendem espontaneamente, na avaliação do desempenho, nos métodos de ensino, na organização da escola, no planejamento das atividades educacionais, na eficiência do sistema e nos objetivos a serem alcançados. Elas priorizam a eficácia e eficiência do processo educativo e a busca por resultados de alto padrão, muitas vezes seguindo uma abordagem mais técnica e objetiva.

 

IV.Elas enfatizam aspectos convencionais e estruturais do processo educacional. Os elementos listados - ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos - são considerados fundamentais dentro desse enfoque. Eles se concentram na transmissão de conhecimento, na forma como os alunos aprendem, na avaliação do desempenho, nos métodos de ensino, na organização da escola, no planejamento das atividades educacionais, na eficiência do sistema e nos objetivos a serem alcançados. Essas teorias tradicionais tendem a priorizar a eficácia do processo educativo e a busca por resultados mensuráveis, muitas vezes seguindo uma abordagem mais técnica e objetiva.

 

V.Elas enfatizam aspectos convencionais e estruturais do processo educacional. As grandes categorias dessa teoria incluem: objetivos educacionais, conteúdos operacionais (saber fazer), ensino expositivo, aprendizagem experiencial, avaliação diagnóstica, metodologia, didática, planejamento inclusivo, eficiência. Eles se concentram na transformação dialógica dos conhecimentos escolares, na forma como os alunos aprendem, na avaliação do desempenho, nos métodos de ensino, na organização da escola, no planejamento das atividades educacionais, na eficiência do sistema e nos objetivos a serem alcançados. Essas teorias tradicionais tendem a priorizar o diálogo do processo educativo e a busca por resultados mensuráveis, muitas vezes seguindo uma abordagem mais técnica e objetiva.

 

Analise as alternativas apresentadas anteriormente e assinale que apresentam as grandes categorias que representam as teorias tradicionais de currículo.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.