Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade Estadual do Maranhão
Questão 1 de 1
Matéria: Geografia
Assunto: Sem classificação

Os fragmentos, a seguir, descrevem, de alguma forma, configurações socioespaciais que influenciam ações dos personagens e a constituição do espaço ficcional.

 

TEXTO I

 

Há muito tempo ardia de impaciência por tal viagem: pensara nisso todos os dias; fizera cálculos, imaginara futuras felicidades. Queria teatros bufos, ceias ruidosas ao lado de francesas, passeios fora de horas, a carro, pelos arrabaldes. Seu espírito, excessivamente romântico, como o de todo maranhense nessas condições, pedia uma grande cidade, velha, cheia de ruas tenebrosas, cheias de mistérios, de hotéis, de casas de jogo, de lugares suspeitos e de mulheres caprichosas [...].

 

AZEVEDO, Aluísio de. Casa de Pensão. Editora Ática, 1997.

 

TEXTO II

 

[...] alguém, que já estivera no Mutúm, tinha dito: ― "É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e lá chove sempre..."

 

Mas sua mãe, que era linda e com cabelos pretos e compridos, se doía de tristeza de ter de viver ali. Queixava-se, principalmente nos demorados meses chuvosos, quando carregava o tempo, tudo tão sozinho, tão escuro, o ar ali era mais escuro; ou, mesmo na estiagem, qualquer dia, de tardinha, na hora do sol entrar. — "Oê, ah, o triste recanto..." — ela exclamava.

 

ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

 

Considerando as paisagens culturais brasileiras, é correto afirmar que, no texto I,



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.