Enunciados de questões e informações de concursos

Conselho Federal de Nutricionistas
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Texto para o item.

Os padrões para se manter a boa forma e a saúde corporal e mental vêm fazendo com que o número de praticantes de atividade física, nos moldes do alto rendimento, cresça cada vez mais. Para potencializar os resultados da prática regular de atividade física, condutas como a suplementação alimentar também vêm ganhando cada vez mais adeptos. Dentre as diversas substâncias utilizadas como suplemento alimentar, a creatina tem grandíssima relevância por seu papel ergogênico, ou seja, por sua capacidade de proporcionar ganhos significativos em desempenho.


A creatina é uma substância orgânica presente nas carnes bovina e suína e em alguns peixes, como atum, salmão e arenque. Foi com o francês Michel Eugene Chevreul, em 1832, que foram feitos os primeiros registros da creatina. Anos depois, com os trabalhos do alemão Justus Von Liebg, observou‑se que raposas apresentavam maiores concentrações de creatina em sua musculatura que os animais domésticos. Esses achados sugeriram que a creatina tivesse influência na atividade muscular, visto que animais selvagens, como as raposas, eram dotados de melhores características de locomoção,como, por exemplo, explosão muscular e velocidade final atingida. Em 1968, os primeiros estudos realizados com biópsia por agulha indicaram que a creatinatambém estava presente na musculatura esquelética de humanos, de forma que, entre os anos de 1970 e 1980, sua utilização como potencial recurso na busca por melhores desempenhos de atletas passou a ser proposta e colocada como objeto de estudos.


Como um dos principais efeitos ergogênicos da suplementação com creatina, bem como do consequente aumento das concentrações intramusculares da substância, cita‑se o aumento da disponibilidade de creatina fosfato, que é uma das formas de creatina encontradas na musculatura esquelética. Esse aumento eleva a quantidade potencial de energia disponível, pois eleva, primeiramente, a taxa de síntese de ATP3. Dessa forma, diminui‑se o tempo de produção de energia rápida, o que possibilita o aumento do número de repetições de contrações musculares. Consequentemente, possibilita‑se o aumento da massa e da força musculares, o que pode proporcionar ganhos de desempenho nas atividades físicas realizadas.


Internet: <www.drlucascaseri.com.br> (com adaptações).

 

Com base nas ideias do texto, julgue o item a seguir.


O uso de creatina como suplemento alimentar está relacionado a melhoras no desempenho físico e cognitivo de atletas



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.