Enunciados de questões e informações de concursos

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

TEXTO 1

 

(Coppead/UFRJ. Foto: Reprodução)

 

Em 1973, um grupo de professores do programa de engenharia de produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criou uma Escola de Pós- -Graduação em Negócios. Era uma iniciativa inédita no Brasil: não havia instituições de ensino superior onde executivos pudessem se atualizar e complementar sua formação — era preciso buscar opções no exterior. A escola surgiu como um braço voltado para ensino de Administração dentro da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe). Assim nasceu o nome Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Coppead).

 

Passados exatos 50 anos, o Coppead se mantém uma instituição de vanguarda em educação executiva e pesquisa em administração no Brasil. Celebra o passado, lançando um olhar para o futuro, com foco na internacionalização e na forte sinergia com o mercado. “Somos a primeira escola de negócios do Brasil. Realizamos um primeiro curso in-company já em 1978 e, em 1980, alcançamos o status de instituto, com prédio próprio”, relata o atual diretor, Otávio Figueiredo — ele mesmo ex-aluno.

 

Foi também em 1980 que o Coppead instituiu no país um método de ensino até hoje influente, desenvolvido pela Harvard Business School, a abordagem baseada em estudos de casos. “Criamos a Central Brasileira de Casos, dando início, em território nacional, à prática deste método diferenciado, totalmente centrado no aluno”, diz Figueiredo.

 

Segundo ele, quando o executivo se vê desafiado a trabalhar em equipe, lidando com desafios e dores reais, buscando convencer os colegas de suas posições e apontando soluções que serão validadas pelos professores, a experiência se torna transformadora. “Não esperamos menos que isso, pois quem participa de nossos cursos costuma relatar que nunca mais foi a mesma pessoa, nem pessoal, nem profissionalmente”.

 

Há décadas que a aposta do Instituto em cursos capazes de transformar as trajetórias de executivos é acompanhada por um intenso esforço em pesquisa, apoiada na interação com o mercado. Com este objetivo, o Coppead mantém cátedras, financiadas por empresas de referência nos setores em que atuam, de forma que a interação e o suporte rendam trabalhos de pesquisa de grande influência – e disponíveis gratuitamente.

 

“Nossos professores são também pesquisadores”, aponta Paula Chimenti, coordenadora do MBA Executivo do Coppead, acrescentando que a interação com os alunos, que formam turmas heterogêneas, de grande diversidade e, ao mesmo tempo, afinidades em relação ao momento da carreira em que estão, é muito rica. “Compartilhamos pesquisas em andamento, de forma que os trabalhos se beneficiam do contato com o mercado e com os feedbacks dos alunos”, completa.

 

Por outro lado, a própria produção acadêmica é beneficiada pelo relacionamento com executivos líderes em suas áreas de atuação — caso de José Augusto Figueiredo, presidente da empresa de consultoria em recursos humanos LHH no Brasil, ex- -aluno do MBA Executivo, professor de Liderança no MBA Executivo Coppead e conselheiro da escola.

 

Em seu primeiro emprego no início dos anos 1990, ele já ouvia falar do Coppead. “Executivos de alto escalão da empresa onde eu trabalhava comentavam a respeito dos benefícios dos cursos”, relembra. Em 1997, já em uma outra companhia, ele se tornou aluno do MBA Executivo da instituição. “Eu era um dos mais jovens da turma. Tive contato com profissionais de experiência muito superior à minha. Nosso grupo até hoje se reúne, todos os anos”.

 

A formação ajudou a levar Figueiredo a um posto de direção em outra companhia. Por dois anos, atuou a partir dos Estados Unidos. Na sequência, buscou na Universidade Columbia a certificação internacional para atuar como coach. De volta ao Brasil, tornou-se consultor e posteriormente presidente da LHH no país, cargo que ocupa há 13 anos. “Comecei a dar aulas no Coppead, fui convidado a participar do conselho e ainda fiz doutorado na casa. Passei por todas as vivências possíveis dentro da instituição. Cada uma delas foi determinante para a minha trajetória”, afirma.

 

Por 11 vezes, o MBA da escola foi mencionado no Top 100 do Global MGA Ranking do jornal Financial Times. A interação com o mercado internacional, aliás, que sempre foi comum, tem se fortalecido. “Temos alunos dos mais variados países, assim como estudantes do Coppead que participam de programas no exterior. Desde 2015 temos programas de mestrado realizados inteiramente em inglês”, detalha Paula Chimenti.

 

Otávio Figueiredo ressalta que o Coppead está sempre atento ao futuro da educação, um setor que passa por tantas transformações. “Para os próximos 50 anos, queremos continuar atuando em proximidade com as empresas, preservando nosso pioneirismo em educação executiva no Brasil e transformando as trajetórias de líderes de mercado do país”, conclui.

 

Para saber mais e conhecer os programas da primeira escola de negócios do Brasil, acesse https:// www.coppead.ufrj.br/.

 

(Por Coppead/UFRJ. Valor Econômico, 2023)

 

No TEXTO 1, NÃO há a seguinte estratégia:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.