Enunciados de questões e informações de concursos

A concepção de ensino da arte baseada na simples realização de atividades artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de arte na educação escolar. Assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas proposições abaixo:

 

( ) Essa concepção de ensino foi legitimada através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de n° 5.692, promulgada em 11 de agosto de 1971, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de arte nos currículos das escolas de 1° e 2° graus. A partir dessa Lei, o ensino de arte no Brasil passou a ser designado através da rubrica “Educação Artística”.

 

( ) No entanto, apesar de instaurar a obrigatoriedade do ensino da arte na educação escolar, a Lei 5.692/71, ao designar os componentes do currículo, classificou-os em duas modalidades: (1) Disciplinas (áreas do conhecimento com objetivos, conteúdos, metodologias e processo de avaliação específica); (2) e atividades (desenvolvimento de práticas e procedimentos). Dessa forma, coube à arte, dentro do currículo escolar, desempenhar, apenas, o papel de mera atividade.

 

( ) Apesar de uma trajetória conceitual curta, a concepção de ensino da arte como atividade cristalizou, no ensino de arte, diferentes práticas pedagógicas, que encontramos, ainda hoje, nas escolas brasileiras, tais como: (1) cantar músicas da rotina escolar e/ou o canto pelo canto; (2) preparar apresentações artísticas e objetos para a comemoração de datas comemorativas; (3) fazer a decoração da escola para as festas cívicas e religiosas, entre outras.

 

A sequência CORRETA é



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.