Enunciados de questões e informações de concursos
O ENCONTRO DE DUAS CULTURAS
“Havia muitos destes índios pela Costa junto das Capitanias, tudo enfim estava cheio deles quando começaram os portugueses a povoar a terra; mas porque os mesmos índios se levantaram contra eles e faziam-lhes muitas traições, os governadores e capitães da terra destruíram-nos pouco a pouco e mataram muitos deles, outros fugiram para o Sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios destes nas aldeias que são de paz, e amigos dos portugueses.
A língua deste gentio toda pela Costa é, uma: carece de três letras – não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem sem Justiça e desordenadamente.”
GANDAVO, Pero de Magalhães. Tratado da terra do Brasil: História da província Santa Cruz. Belo Horizonte/São Paulo; Itatiaia/Edusp, 1980, pp.52 e 54.
O texto acima, de Pero M. Gandavo, foi escrito em 1576. Nesta época, século XVI, a Europa apresentava determinadas características políticas bem distintas em relação aos domínios indígenas do Brasil.
Baseando-se no texto e no comentário acima, indique a alternativa que aponta CORRETAMENTE as características do contexto político europeu da época: