Enunciados de questões e informações de concursos

Texto 1

 

O milagre das folhas

 

Não, nunca me acontecem milagres. Ouço falar, e às vezes isso me basta como esperança. Mas também me revolta: por que não a mim? Por que só de ouvir falar? Pois já cheguei a ouvir conversas assim, sobre milagres: “Avisou-me que, ao ser dita determinada palavra, um objeto de estimação se quebraria”. Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas.

 

Até que fui obrigada a chegar à conclusão de que sou daqueles que rolam pedras durante séculos, e não daqueles para os quais os seixos já vêm prontos, polidos e brancos. Bem que tenho visões fugitivas antes de adormecer – seria milagre? Mas já me foi tranquilamente explicado que isso até nome tem: cidetismo (sic), capacidade de projetar no alucinatório as imagens inconscientes.

 

Milagre, não. Mas as coincidências. Vivo de coincidências, vivo de linhas que incidem uma na outra e se cruzam e no cruzamento formam um leve e instantâneo ponto, tão leve e instantâneo que mais é feito de pudor e segredo: mal eu falasse nele, já estaria falando em nada.

 

Mas tenho um milagre, sim. O milagre das folhas. Estou andando pela rua e do vento me cai uma folha exatamente nos cabelos. A incidência da linha de milhões de folhas transformadas em uma única, e de milhões de pessoas a incidência de reduzi-las a mim. Isso me acontece tantas vezes que passei a me considerar modestamente a escolhida das folhas. Com gestos furtivos tiro a folha dos cabelos e guardo-a na bolsa, como o mais diminuto diamante.

 

Até que um dia, abrindo a bolsa, encontro entre os objetos a folha seca, engelhada, morta. Jogo-a fora: não me interessa fetiche morto como lembrança. E também porque sei que novas folhas coincidirão comigo.

 

Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza.

 

LISPECTOR, Clarice. In: SANTOS, Joaquim Ferreira

dos. Organização e introdução. As cem melhores

crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

p. 186-187.

 

É correto dizer que o enunciado demarcado, “Meus objetos se quebram banalmente e pelas mãos das empregadas”,


Outras questões do mesmo concurso: UECE / Vest (UECE) / 2014


Questões comentadas
Questões sem comentário
1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Biologia)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Espanhol)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Francês)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Inglês)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Matemática)

2ª Fase - 1º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova II (Português)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova III (Física)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova III (Geografia)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova IV (História)

2ª Fase - 2º Dia - Prova de Conhecimentos Específicos - Prova IV (Química)

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.