Estereótipos e efeito halo são distorções na percepção, gerando efeitos na comunicação e são assim explicados:
o estereótipo é um tipo de classificação baseada em fatos pontuais, que não expressam verdadeiramente o comportamento de um indivíduo, e o efeito halo é uma generalização equivocada emitida a partir de uma característica de alguém ou algo.
o estereótipo é um pressuposto sobre alguém ou algo, a partir de um atributo deste, enquanto que o efeito halo ocorre quando as pessoas generalizam sobre uma variedade de atributos com base no conhecimento de um atributo específico de alguém.
o efeito halo é a classificação atribuída a alguém por diferenciar-se de uma situação ou fato ocorrido no passado, e o estereótipo é um tipo de preconceito, um julgamento prévio de alguém devido a alguma postura que consumou algum fato.
o efeito halo é um tipo de transtorno de comportamento agressivo, que surge em condições de aglomerados de pessoas, e o estereótipo é um tipo de classificação de comportamento baseado em fatos ou ocorrências comuns, que podem ser repetitivas de um sujeito.