Enunciados de questões e informações de concursos
Texto
Além de serem interdependentes, identidade e diferença partilham uma importante característica: elas são o resultado de atos de criação lingüística. Isso significa dizer que não são “elementos” da natureza, que não são essências, que não são coisas que estejam simplesmente aí, à espera de serem reveladas ou descobertas, respeitadas ou toleradas. A identidade e a diferença têm de ser ativamente produzidas. Somos nós que as fabricamos no contexto de relações culturais e sociais. Elas são criadas por meio de atos de linguagem.
Como ato lingüístico, a identidade e a diferença estão sujeitas a certas propriedades que caracterizam a linguagem em geral. Por exemplo, segundo o lingüista Saussure, a linguagem é, fundamentalmente, um sistema de diferenças, os elementos — os signos — que constituem uma língua não têm qualquer valor absoluto. Reencontramos, aqui, não a idéia de diferença como produto, mas como a operação ou o processo básico de funcionamento da língua e, por extensão, de instituições culturais e sociais, como a identidade, por exemplo.
Derrida acrescenta a isso a idéia de traço: o signo carrega sempre não apenas o traço daquilo que ele substitui, mas também o traço daquilo que ele não é, ou seja, precisamente a diferença.
A identidade, tal como a diferença, é uma relação social. Sua definição — discursiva e lingüística — está sujeita a vetores de força, a relações de poder. A afirmação da identidade e a enunciação da diferença traduzem o desejo dos diferentes grupos sociais, assimetricamente situados, de garantir o acesso privilegiado aos bens sociais. O poder de definir a identidade e de marcar a diferença não pode ser separado das relações mais amplas de poder.
Tomaz Tadeu da Silva. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2 0 0 0 , p. 76 (com a d a p t a ç õ e s ) .
Com relação ao texto, julgue o item a seguir.
Atendendo-se às prescrições gramaticais, o segmento “ Somos nós que as fabricamos” poderia ser substituído por Somos nós quem as fabrica.