Enunciados de questões e informações de concursos
O Esporte como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal se projeta em uma dimensão complexa de fenômenos que envolvem códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o prática. Na Escola, o Esporte deve ser tratado pedagogicamente, sendo vivenciado de forma crítica, de maneira que suas normas e suas condições de adaptação considerem a realidade social e cultural da comunidade no qual está inserido. Sendo assim, indique V quando a afirmativa for verdadeira e F quando for falsa:
( ) O Esporte, nas aulas de Educação Física não deve se justificar pela descoberta e fomento de talentos, pois na Educação Básica esse componente curricular deve formar especialistas.
( ) O trato do Esporte, em uma abordagem crítica, não desconsidera a técnica, a tática e as regras como elementos fundamentais à aprendizagem das modalidades esportivas.
( ) O aluno que é atleta da Escola, deve ser dispensado das aulas de Educação Física, pois realizar as duas práticas exige muito esforço físico.
( ) Três passos são fundamentais na transformação didática pedagógica do esporte: o primeiro é a identificação do significado central do movimento em cada modalidade; segundo é a compensação das insuficientes condições físicas e materiais dos alunos; e a terceira diz respeito às alterações de sentido, individual e coletivo, só possível por meio da reflexão.
( ) Quando o conteúdo Esporte é tratado nas aulas de Educação Física, o professor deve ser chamado de treinador e o aluno de atleta, para que o ambiente se aproxime ao máximo da realidade que envolve o Esporte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo