Enunciados de questões e informações de concursos
Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a avaliação deva ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo. Sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmações:
1. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física deve estar relacionada ao projeto pedagógico da escola. Assim, objetivos de ensino e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem formam um par indissociável.
2. Em aulas de Educação Física a avaliação do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo Esporte deve focalizar as técnicas e habilidade esportivas, através de testes físico-desportivos, visando selecionar os alunos mais produtivos para compor as equipes de treinamento da escola.
3. Alguns dados da realidade devem ser considerados durante a avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, como por exemplo, os alunos que moram na zona rural, aqueles que possuem atribuições domésticas ou que participam de programas sociais, não devem ser prejudicados quanto às suas notas, pois apresentam motivos justos para não estarem presentes nas aulas de Educação Física.
4. Considerando que a Educação Física é um componente curricular com um corpo de conhecimento próprio, não cabe mais avaliar apenas a frequência, a participação e o rendimento atlético/físico.
5. A avaliação não deve ser vista como um fim em si mesmo, mas sim, como um meio de diagnosticar o quanto o aluno se aproximou ou se distanciou do objetivo para que o professor possa tomar decisões e reorganizar o ensino a fim de levar o aluno a uma aprendizagem significativa.
Estão corretas apenas