De acordo com a abordagem crítico-superadora, a concepção de avaliação do processo de ensino-aprendizagem está contemplada na alternativa:
Crianças e Jovens, que são competitivos por natureza, devem ser avaliados através da observação, pelo seu desempenho motor, sua habilidade nos diversos conteúdos da Educação Física, além da freqüência e participação nas aulas.
A participação do aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois este é o instrumento que possibilita a atribuição de notas aos alunos, momento em que o professor observa a formação das competências e habilidades desenvolvidas pelos mesmos.
A avaliação deve estar ligada aos objetivos, conteúdos e metodologia, neste processo o professor necessita estar atento para valorizar a capacidade do aluno de problematizar e resolver problemas relacionados aos conteúdos de ensino que está sendo tematizado.
A avaliação auxilia o professor a tomar decisões sobre sua prática pedagógica e a atender as exigências expressas nas normas da escola relacionadas à seleção e classificação dos alunos perante a postura responsável, participativa e cooperativa visando à construção de uma sociedade melhor.