Enunciados de questões e informações de concursos
Texto 3
Evolução dos mosquitos
Os mosquitos surgiram provavelmente no Jurássico, período em que os dinossauros dominavam a Terra e as florestas tropicais eram mais quentes. Eles são dípteros, ou seja, insetos que possuem um par de asas, como as moscas, mas sua característica principal é que as fêmeas têm as peças bucais alongadas, adaptadas para picar e sugar o sangue de animais vertebrados. O primeiro fóssil conhecido de mosquito data do período Cretáceo, tendo de 90 a 100 milhões de anos de idade. Ele pertence à espécie Burmaculex antiquus, era uma fêmea e foi descoberto em Myanmar (antiga Birmânia) em 1999, dentro de um âmbar fossilizado.
De acordo com estudos recentes sobre evolução, o Aedes aegypti teria surgido na África e de lá se espalhado por todo o globo. No Brasil, diversos estudos apontam para a existência de dois grupos diferentes de Aedes aegypti, um deles relacionado aos mosquitos do oeste da África e outro aos mosquitos encontrados hoje no Quênia, leste da África, introduzidos no país em diversas levas. Isso nos mostra, mais uma vez, que o Aedes é um mosquito exótico, ou seja, ele não é originário daqui, e chegou ao Brasil junto com o tráfico de escravos no século 16, que trazia pessoas do Benin, da Costa do Marfim, de Angola e de outros países daquele continente.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/ start.htm?infoid=1386&sid=7>. Acesso em: 8 jan. 2018, com adaptações.
Texto 4
Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app /noticia/ciencia-e-saude/2017/01/24/internas_cienciaesaude,685697/surtode-febre-amarela-ja-e-o-pior-em-dez-anos.shtml>. Acesso em: 8 jan. 2018.
Quanto ao emprego de palavras no texto 3, assinale a alternativa correta.