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Texto 1
A cena apresentada pertence ao filme Jeca Tatu, estrelado pelo ator e diretor brasileiro Mazzaropi. O personagem foi criado por Monteiro Lobato em sua obra Urupês, que contém 14 histórias baseadas no trabalhador rural paulista e simboliza a situação do caipira brasileiro, abandonado pelos poderes públicos às doenças, ao atraso econômico, educacional e à indigência política.
Texto 2
Prolongamento das campanhas sanitárias, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz, no início do século 20, permitiram um maior conhecimento das moléstias que assolavam o País e possibilitaram a ocupação e a integração do interior brasileiro ao litoral, mais desenvolvido. O Brasil é um país doente, diziam os pesquisadores de Manguinhos. E provavam. O retrato sem retoques da miséria, da desnutrição e das moléstias de nosso povo, apresentado por eles em seus relatórios, vinha jogar por terra o idealismo romântico de nossos intelectuais, influenciando o movimento realista que surgia.
Essa influência se fez sentir em maior grau em Monteiro Lobato. Seu contato com as pesquisas de Manguinhos levaram o criador de Emília, integrante da célebre turma do Sítio do Picapau Amarelo, a alterar completamente a concepção de um de seus famosos personagens, o Jeca Tatu, e engajar-se em uma campanha pelo saneamento do País: “O Jeca não é assim: está assim, e podemos mudar sua realidade.”
Esse nome se generalizou no País todo como sinônimo de caipira, homem do interior muitas vezes acusado de preguiça, ignorância e acomodação. No prefácio à quarta edição de Urupês, em 1918, Lobato declarou: “Eu ignorava que eras assim, meu caro Jeca, por motivo de doenças tremendas. Está provado que tens no sangue e nas tripas todo um jardim zoológico da pior espécie. É essa bicharia cruel que te faz papudo, feio, molenga, inerte.”
Indignado com a situação da saúde no País, lançou-se em uma vigorosa campanha jornalística em favor do saneamento. Denunciou, sem medir as palavras, a realidade nacional, em que, à época, 17 milhões de pessoas sofriam com ancilostomose, três milhões com Chagas, dez milhões com malária e outros tantos com bócio, o popular “papo”.
Investiu contra os falsos patriotas que o criticaram por expor nossa miséria. Associou a questão sanitária à economia do País. Criticou os bacharéis e políticos, atribuindo-lhes a situação caótica do Brasil. Censurou o descaso de nossas elites, e é impressionante a atualidade de algumas de suas críticas. Denunciou fraudes nos produtos consumidos pela população e ironizou os poucos recursos concedidos à saúde pública. A campanha acabou forçando o governo a dar atenção ao problema, e o código sanitário foi remodelado, transformado em lei.
Mas Lobato achava necessário mobilizar não apenas as elites que seus artigos jornalísticos alcançavam. Igualmente importante seria alertar e educar o povo, principal vítima da falta de saneamento. Escreveu então Jeca Tatu - a ressurreição, mais conhecido como Jeca Tatuzinho, que serviu de inspiração para uma história em quadrinhos divulgada em todo o País por meio do Almanaque Biotônico Fontoura. Nessa narrativa, Jeca, considerado preguiçoso, bêbado e idiota por todos, descobria que sofria de amarelão, nome popular da ancilostomose. Tratava-se e transformava-se em um fazendeiro rico.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/ start.htm?infoid=1035&sid=7>. Acesso em: 8 jan. 2018, com adaptações.
O trecho sublinhado no texto 2 (em vermelho) está isolado pela pontuação e exerce a função sintática de