Enunciados de questões e informações de concursos
Uma proposição é uma afirmativa que pode ser interpretada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não de ambas as formas. As proposições são usualmente simbolizadas por letras maiúsculas, P, Q, R , por exemplo. Proposições compostas podem ser construídas nas formas P∧Q, P∨Q, P→Q e ¬P, cujas leituras são, respectivamente, P e Q, P ou Q, P implica Q (ou, se P então Q) e não P. A interpretação de P∧Q é V se P e Q forem ambas V, caso contrário, é F; a interpretação de P∨Q é F se P e Q forem ambas F, caso contrário, é V; a interpretação de P→Q é F se P for V e Q for F, caso contrário, é V; e finalmente, a interpretação de ¬P é F se P for V, e é V se P for F.
Duas proposições são equivalentes quando todas as suas possíveis interpretações são iguais. As seguintes proposições constituem formas sintáticas corretas de argumento.
I [(P→Q)∧(Q → R)] → (P → R)
II [¬ Q∧(P → Q)] → ¬P
As proposições (P → R), em I, e ¬P, em II, são chamadas conclusões do argumento, e as demais proposições são premissas. Um argumento é válido se a conclusão for V, sempre que as premissas forem V.
Com base nessas informações, julgue o item subseqüente.
Considere que uma proposição X, quando representada simbolicamente, contenha somente as letras P, Q e R. Na tabela abaixo, são mostradas as duas únicas situações nas quais a interpretação de X é V.
Sendo assim, uma forma simbólica possível para X seria (P∧¬Q∧R)∨(¬P∧Q∧¬R).