Enunciados de questões e informações de concursos

Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d'Oeste
Questão 1 de 1
Assunto: Sem classificação

Leia o texto a seguir para responder à questão

 

Copom crava Selic em 15% e juros mais altos por tempo ‘bastante prolongado’

 

Mais importante que a decisão em si era o conteúdo do comunicado desta quarta-feira, que traria sinais sobre os rumos da política de juros no Brasil. E as mensagens foram claríssimas.

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (18) elevar a taxa básica de juros para 15% ao ano, maior patamar em quase 20 anos.

 

Havia dúvida no mercado sobre se a diretoria do Banco Central (BC) manteria a Selic inalterada ou optaria por uma pequena elevação.

 

(...)

“O Comitê segue acompanhando com atenção como os desenvolvimentos da política fiscal impactam a política monetária e os ativos financeiros. O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado.”

 

O BC sempre divulga um balanço de riscos, que reúne os fatores considerados em suas decisões sobre a taxa de juros. De acordo com o comunicado, os riscos para a inflação — tanto de alta quanto de baixa — continuam "mais elevados do que o habitual". (...)

 

"Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê antecipa uma interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta. O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em prosseguir no ciclo de ajuste caso julgue apropriado."

 

O principal recado do comunicado está aqui: o BC pretende interromper a elevação da taxa básica de juros para observar seus impactos na economia, considerando que os juros devem permanecer elevados por um período "bastante prolongado". (...)

 

(MARTINS, Raphael. Copom crava Selic em 15% e juros mais altos por tempo ‘bastante prolongado’. São Paulo, g1 Economia, 19/06/2025.)

 

De acordo com a norma culta da língua portuguesa, cada tipo de colocação pronominal é usado conforme determinadas regras. Analise as afirmativas abaixo a respeito da próclise e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. O pronome é usado antes do verbo em orações que contenham uma palavra ou expressão de valor negativo, por exemplo: “Não se acanhe, papai, mande dizer se o senhor quiser alguma coisa.” (QUEIROZ, Dinah Silveira de. História de Mineiro. In: Quadrante, Editora do Autor, 1968, p. 13-15).

 

II. Nas orações iniciadas por advérbios interrogativos, o pronome é corretamente usado antes do verbo, próximo do advérbio, como na frase “Quem te ensinou esses modos?” (SABINO, Fernando. Menino. In: As melhores Crônicas de Fernando Sabino, Record, 1986, p. 86-88).

 

III. O pronome deve ser usado sempre antes de verbos no gerúndio, desde que não venham precedidos da preposição “em”, por exemplo: “Dá-me vontade de abraçá-la chorando. E por isso rio e faço frases de bom humor.” (RIO, João do. Bom Humor. In: Revista da Semana, 09 set. 1916.)




spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.