Enunciados de questões e informações de concursos
Suponha que se deseja identificar os terminais de um transistor, a partir de um multímetro digital.
Considere os seguintes procedimentos experimentais realizados com o intuito de identificação destes terminais, adotando, para as afirmativas a seguir, V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Quando se deseja identificar a base do transistor, deve-se proceder com os testes dos pinos do componente tomados “dois a dois” em ambos os sentidos, ou seja, posteriormente invertendo-se as ponteiras vermelha e preta em cada medida. Quando tem-se como resultado uma resistência elevada entre um par de terminais, nas duas configurações de ponteiras, isso indica que o terminal restante será a base.
( ) Tendo o terminal base identificado no componente, pode-se identificar o tipo do transistor (NPN ou PNP). Para o mesmo, conecta-se o terminal vermelho do multímetro na base, caso sejam obtidas baixas medidas desta. Para qualquer um dos outros terminais, temos uma indicação de condução e consequentemente um componente PNP. Caso contrário temos um componente NPN.
( ) Para a identificação do terminal coletor do transistor realiza-se um simples teste de continuidade entre o terminal e a “carcaça” do mesmo (parte metálica ao qual será conectado o dissipador no componente), uma vez que ambos são conectados.
Após análise, admite-se respectivamente, a seguinte ordem: