Enunciados de questões e informações de concursos
A arte pop e a arte conceitual, nas décadas de 60 e 70, abriram caminho para o surgimento de uma nova Os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram como norteadores certos princípios constitucionais com a finalidade de orientar a educação escolar no país. No caso específico do ensino de Artes, os educadores devem buscar afinar suas práticas a esses princípios, que podem se desdobrar em múltiplos objetivos a partir das necessidades históricas, sociais e culturais de cada ambiente escolar.
I - Dignidade da pessoa humana: Implica em respeito aos direitos humanos, repúdio à discriminação de qualquer tipo, acesso a condições de vida digna, respeito mútuo nas relações interpessoais, públicas e privadas;
II - Igualdade de direitos: refere-se à necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício de cidadania. Para tanto há que se considerar o princípio da eqüidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas etc.) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente alcançada
III - Responsabilidade Ecológica: se refere ao campo do pensamento cidadão voltado a práticas sustentáveis, no âmbito individual e coletivo, que visam desacelerar, evitar ou impedir a degradação do Meio Ambiente, bem como a conscientização sobre sua situação na atualidade.
IV - Participação: Como princípio democrático, traz a noção de cidadania ativa, isto é, da complementaridade entre a representação política tradicional e a participação popular no espaço público, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e sim marcada por diferenças de classe, étnicas, religiosas etc. É, nesse sentido, responsabilidade de todos a construção e a ampliação da democracia no Brasil.
V - Co-responsabilidade pela vida social implica em partilhar com os poderes públicos e diferentes grupos sociais, organizados ou não, a responsabilidade pelos destinos da vida coletiva.
Fazem parte dos princípios constitucionais norteadores dos PCN’s as afirmativas: