Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de São Miguel Arcanjo
Questão 1 de 1
Matéria: Artes e Música
Assunto: Teatro no Brasil

“As primeiras manifestações cênicas no Brasil cujos textos se preservaram são obra dos jesuítas, que fizeram teatro como instrumento de catequese. Os colonizadores portugueses haviam trazido da metrópole o hábito das representações, mas, não se ajustando elas aos preceitos religiosos, Nóbrega incumbiu Anchieta (1534-1597) de encenar um auto. O jovem evangelizador, cognominado, pela tarefa admirável de cristianização dos silvícolas, o "Apóstolo do Brasil", tinha pendores literários diversos, e se distinguiu no gênero epistolar, na gramática e na poesia, de lirismo devoto e inspirada fatura. (...) Não será o caso de acreditar, a propósito do jesuíta, que tenha sentido a vocação irresistível do palco. Os vários autos, desiguais na forma e no resultado cênico, parecem uma aplicada composição didática de quem tinha um dever superior a cumprir: levar a fé e os mandamentos religiosos à audiência, num veículo ameno e agradável, diferente da prédica sêca dos sermões. Acresce que os índios eram sensíveis à música e à dança, e a mistura das várias artes atuava sobre o espectador com vigoroso impacto. A missão catequética dos autos se cumpria assim facilmente.”

 

A propósito das primeiras manifestações teatrais no Brasil é correto afirmar que

 

I - A dicotomia fundamental da Idade Média persiste nos autos jesuíticos: defrontam-se, por fim, o bem e o mal, os santos, anjos e outros numes protetores da Igreja com as forças demoníacas, côrte variada de diabos ostentando nomes de índios inimigos.

 

II - Além dos temas religiosos, havia autos criados por Anchieta exclusivamente para entretenimento, em que personagens indígenas e europeus confraternizaram ao final do conflito principal, familiarizando os moradores das aldeias com a ideia de aceitar pacificamente a cultura europeia e suas exigências.

 

III - Vários textos eram encenados em múltiplas línguas, com cenas representadas em português, outras em castelhano e ainda muitos diálogos travados em tupi. Os espetáculos que se destinavam apenas aos indígenas utilizavam a sua língua, como veículo mais direto de comunicação.

 

IV - Elementos da mitologia indígena como os “anhangás” ou os diabos, eram também aproveitados na elaboração dos textos dramáticos. No Auto de São Lourenço, os diabos índios são habilmente explorados, conseguindo o autor obter deles um grande efeito cênico.

 

V- O auge do teatro jesuítico ocorreu nos séculos XVII e XVIII, com religiosos que aprenderam com o estilo tradicional de José de Anchieta e ampliaram não apenas o alcance dessas manifestações, mas também a complexidade e qualidade das encenações.

 

Assinale a alternativa que indica quais das afirmativas acima estão corretas.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.