Enunciados de questões e informações de concursos

“Os projetos são uma das formas de organizar o trabalho didático, que pode integrar diferentes modos de organização curricular. Pode ser utilizado, por exemplo, em momentos específicos do desenvolvimento curricular de modo a envolver mais de um professor e uma turma, articular o trabalho de várias áreas, ou realizar-se no interior de uma única área. A organização dos conteúdos em torno de projetos, como forma de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos de conhecimento.”

 

“Quando nos pautamos em conteúdos programáticos de forma séria, distante do livre fazer, com sequência didática, objetivos previamente traçados e conhecimento precedente dos conteúdos, estamos também impregnando a disciplina curricular Arte do respeito que ela merece; estamos ainda ofertando qualidade metodológica ao que desenvolvemos na escola por intermédio da Arte como disciplina curricular. Dessa forma, auxiliamos a Arte na ocupação de seu lugar de direito, não como veículo de aprendizagem, mas como algo a ser aprendido e apreendido na escola e fora dela.”

 

Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo:

 

(   ) A organização de conteúdos em torno de projetos desfavorece a prática da transversalidade, mas favorece a interdisciplinaridade, já que apresenta grande flexibilidade para a inserção de outras turmas e educadores para atingir a meta estabelecida.

 

(   ) Esse tipo de organização permite que se dê relevância às questões dos Temas Transversais, pois os projetos podem se desenvolver em torno deles e serem direcionados para metas objetivas, com a produção de algo que sirva como instrumento de intervenção nas situações reais.

 

(   ) A organização dos conteúdos em Projetos é positiva pois amplia a carga horária do estudante na escola, e representa a inserção de atividades extras que ultrapassam a rigidez do Planejamento escolar anual.

 

(   ) A organização das etapas do projeto deverá ser previamente planejada de forma a comportar as atividades que se pretende realizar dentro do tempo e do espaço que se dispõe. Além disso, devem ser incluídas no planejamento, saídas da escola para trabalho prático, para contato com instituições e organizações.

 

(   ) Ao final do projeto, é interessante que seu resultado seja exposto publicamente, na forma de alguma atividade de atuação no meio, isto é, de uso no âmbito coletivo (seja no interior da classe, no âmbito da escola ou da comunidade) daquilo que foi produzido.

 

A maneira correta de preencher as lacunas, de cima para baixo, é:



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.