Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para a questão abaixo.

 

Big resultados

 

A crise, que tem levado muitos negócios à bancarrota, provocou efeito oposto para o McDonald’s, a maior rede de fast-food do mundo. Números recentes, relativos ao primeiro trimestre deste ano, mostram que as vendas já aumentaram quase 5% nos Estados Unidos da América (EUA), onde mais de um terço das 31.000 lojas da rede estão localizadas. Esse ritmo de crescimento é 60% mais veloz que o registrado no mesmo período de 2008, justamente antes da crise. O resultado do McDonald’s chama ainda mais atenção se contrastado com o desempenho de outros setores do mercado norte-americano — como o de vestuário, cujas vendas encolheram 4,5%, ou o de automóveis, que minguou 25%. É verdade que o McDonald’s não é o único negócio do ramo de alimentos com as vendas em ascensão. Até agora, o crescimento do setor em 2009 foi de 3%. Tradicionalmente, esse é um mercado que sente menos o impacto de crises financeiras — até mesmo no Brasil — por uma razão simples: mesmo no aperto, as pessoas não deixam de comprar comida. O que ocorre nessas horas, isso sim, é uma tentativa de economizar, movimento do qual o McDonald’s se beneficia agora. Para se ter uma ideia, os brasileiros estão gastando 40% menos quando vão comer fora, de acordo com uma nova pesquisa conduzida por consultores especializados. Eles dizem que os brasileiros já começaram a trocar o restaurante pelo fast-food.

 

Cíntia Borsato. Big resultados. In: Veja, 6/3/2009,

ed. 2.111, ano 42, n.º 18 (com adaptações).

 

Quanto às ideias do texto, assinale a opção correta.



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.