Enunciados de questões e informações de concursos

Texto para a questão abaixo.

 

Benditos feriados

 

O trabalho dignifica as pessoas, mas a liberdade de viver também é sagrada. Jornadas menores podem significar mais empregos. E saber usar o tempo livre, uma vida menos doente, mais produtiva e mais feliz.

 

Prepare-se, poisA) 2009 bate à porta com um convite tentador: tempo disponível para a preguiça, o lazer, o dolce far niente, o ócioB). O calendário prevê a ocupação de um terço dos dias do ano por finais de semana, feriados e pontes. E que mal pode haver nisso, se na aceleração cotidiana pouco se consegue tempo para a leitura de um livro ou um cochilo após a refeição?

 

A boa-novaC) vem acompanhada de um balde de água friaC) jogado pelo setor patronal. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro já alardeia que o país vai perder até 5% do produto interno bruto com as paralisações nos feriados nacionais e estaduais, isso sem contar os municipais. As contas dos empresários revelam que haveria um prejuízo de R$ 155,6 bilhões no ano. Mas não há consenso sobre essa informação.

 

Os dias não-produtivos contribuem para que o trabalhador faça um resgate psíquico, físico e espiritualD). Com isso, eleD) volta à empresa em condições de oferecer melhores resultados, garantem os especialistas.

 

Evelyn Pedroso. Benditos feriados. In: Revista do Brasil,

jan./2009. São Paulo: Atitude (com adaptações).

 

No texto,



spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.