Enunciados de questões e informações de concursos

TEXTO I

 

Entrevistadora — eu vou conversar aqui com a professora A. D. ... o português então não é uma língua difícil?


Professora — olha se você parte do princípio… que a língua portuguesa não é só regras gramaticais… não se você se apaixona pela língua que você… já domina que você já fala ao chegar na escola se o teu professor cativa você a ler obras da literatura… obras da/ dos meios de comunicação… se você tem acesso a revistas… é... a livros didáticos… a... livros de literatura o mais formal o e/ o difícil é porque a escola transforma como eu já disse as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.

 

TEXTO II

 

Entrevistadora — Vou conversar com a professora A. D. O português é uma língua difícil?


Professora — Não, se você parte do princípio que a língua portuguesa não é só regras gramaticais. Ao chegarà escola, o aluno já domina e fala a língua. Se o professor motivá-lo a ler obras literárias, e se tem acesso a revistas, a livros didáticos, você se apaixona pela língua. O que torna difícil é que a escola transforma as aulas de língua portuguesa em análises gramaticais.


MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001 (adaptado).

 

O Texto I é a transcrição de uma entrevista concedida por uma professora de português a um programa de rádio. O Texto II é a adaptação dessa entrevista para a modalidade escrita. Em comum, esses textos


Outras questões do mesmo concurso: ENEM / Part (ENEM) / 2016 / Regular


Questões comentadas
Questões sem comentário
1º Dia - Prova Objetiva - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

1º Dia - Prova Objetiva - Ciências Humanas e suas Tecnologias

2º Dia - Prova Objetiva - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

2º Dia - Prova Objetiva - Matemática e suas Tecnologias

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.