Conforme determina a Norma Regulamentadora 4 − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho − SESMT, compete aos profissionais desses serviços
impor penalidades cabíveis ao agente causador de acidente do trabalho ou responsável pela exposição do funcionário por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança do trabalho, identificado por análise de riscos e por investigação das causas que contrariaram as medidas preventivas e seu custo.
manter o trabalho em paralelo com o da CIPA, valendo-se das campanhas de conscientização quanto à qualidade no ambiente de trabalho, além de promover treinamento para qualificação profissional dos funcionários de cada setor, conforme dispõe a NR 4.
comprar, pelo valor justo, o sistema de proteção coletiva e individual dos funcionários da empresa, e os de proteção contra furtos e roubos no ambiente de trabalho, assegurando o máximo de qualidade e eficácia.
registrar, em documento específico, todos os acidentes com vítimas ocorridos na empresa e os casos de doenças infectocontagiosas, descrevendo a história e as características do acidente e ou da doença.