Enunciados de questões e informações de concursos
TEXTO
HÁBITO OU TRANSTORNO?
Conferir caixa de entrada de e‐mails de cinco em cinco minutos, manter inúmeras abas abertas no navegador e travar conversas virtuais com mais de duas pessoas. Tudo isso ao mesmo tempo. É assim que muita gente gasta muitas horas do dia. Os hábitos são comuns a muitos, mas, se não forem observados com cuidado, o limite para um transtorno compulsivo pode ser tênue. Limite para o uso da rede, como em tudo na vida, é essencial.
“Os casos de viciados em internet já estão nos consultórios com frequência relativamente alta”, diz Luciana Nogueira de Carvalho, vice‐presidente da Associação Mineira de Psiquiatria. Especializada em saúde mental de crianças e adolescentes, ela chama a atenção para o fato de que a situação aparece da mesma forma como o vício em substâncias psicoativas: “No início, o adolescente vai perdendo o interesse por situações cotidianas até o isolamento total dentro de casa e o afastamento do seu círculo de amigos”.
O mais preocupante, segundo a psiquiatra, é o uso praticamente obrigatório do computador nos dias de hoje. No contato com os pacientes, Nogueira percebe que o mundo virtual é uma realidade entre os jovens e o computador está presente em todas as atividades: dos trabalhos escolares aos arranjos de festas dos fins de semana, com a comunicação diária entre os amigos.
A especialista explica que o problema do vício aparece quando conectar‐se ao mundo real começa a se tornar uma tarefa difícil e que exige esforço. Com o tempo, os pais podem observar que o jovem já não sai de casa como antes e passa cada vez mais tempo na frente do PC.
Estado de Minas – Informática - 14/5/2009 - Frederico Bottrel - (com adaptações)
Na oração “(...) se não forem observados com cuidado, (...)”, a conjunção grifada estabelece, entre os segmentos do período, uma relação de