Enunciados de questões e informações de concursos
TEXTO
SEM INTERNET? NEM PENSAR!
Na web é assim: estamos sempre avançados e constantemente desatualizados, já que a cada dia surgem novidades que surpreendem e modificam hábitos. Com o tempo, a evolução vertiginosa das facilidades (e também dos problemas) da grande rede mundial de computadores só aumenta os motivos para aproveitar e refletir sobre como usamos a web.
Uma agência digital de Belo Horizonte desenvolveu ação que instiga os internautas com a pergunta no site: “Por que você não viveria sem internet?”. “Internet é a fronteira sem fim”, diz um internauta. “Porque sou internetemente ligada no mundo e a internet é o mundo”, acredita uma participante. O outro confessa: “Porque virei um compulsivo, dia e noite, sem ela enlouqueço”.
Para aqueles que têm aversão ou nenhum acesso ao mundo virtual, a pergunta pode até soar exagerada. A resposta, no caso, vem de bate‐pronto, com direito a ênfase. “Confortavelmente: não conseguiria”, diz o estudante de computação Sílvio Reis Junior. “Eu uso internet para tudo – comparar preços, ler notícias, previsão do tempo, até como dicionário”, detalha. Ele tem 20 anos e conta que é assim desde os 15; O e‐mail fica aberto o dia inteiro, atualizado momento a momento, e na hora de buscar alguma informação o hábito é quase automático: “As facilidades que a internet oferece fazem com que a gente esqueça que existem outros meios para conseguir determinadas informações e, quase por instinto, a gente liga o computador e vai pesquisar no Google”.
Por trás do site, a equipe da agência também não consegue ficar off‐line tranquilamente. É o que confessa o publicitário Gustavo von Sperling. Pego de surpresa com a pergunta que resolveu lançar na rede, ele pensa um pouco antes de responder: “Eu não consigo ficar sem conversar com meus amigos no MSN ou rever meus amigos no Orkut; não consigo deixar de postar meu dia a dia no Twitter ou não fazer uma pesquisa no Google”. Na última semana, um problema no servidor fez com que a equipe precisasse ficar duas horas sem acesso à rede. “Simplesmente, paramos de trabalhar durante esse tempo”, conta.
“É tão rotineiro que nem percebemos. Essa coisa de amanhã tudo já estar novo e termos que acompanhar essa velocidade da tecnologia me assusta muito, mas eu acho fantástico”, diz Gustavo.
Por isso, a reflexão sobre as vantagens do uso da internet foi o mote da campanha criada pelos publicitários mineiros, aproveitando a data definida pela ONU como o Dia Mundial da Internet. “Essa pergunta surgiu como uma reflexão quase absurda. Mas, depois que as pessoas já estão acostumadas, tente ficar um dia sem internet. A ideia é justamente tentar fazer com que as pessoas reflitam sobre um bom uso da rede, pensando na importância que aquilo tem para o nosso dia a dia, para o trabalho, para a comunicação, como ferramenta que agiliza a vida”, diz Marcelo.
Estado de Minas – Informática – 14/5/2009 (com adaptações)
Considerando a ocorrência de uma única regência (“ao mundo virtual”) para os termos grifados na seguinte frase: “Para aqueles que têm aversão ou nenhum acesso ao mundo virtual (...)”, marque a alternativa que também apresenta CORRETAMENTE uma única regência para os dois termos grifados.