Enunciados de questões e informações de concursos
Leia o texto a seguir.
A pesquisa em Ensino de Ciências documentou nos últimos 20 anos, uma variedade de ideias de crianças e adolescentes relacionadas a diversos conceitos que são ensinados em ciências, física, química e biologia.
Paralelo à pesquisa empírica, uma visão construtivista de aprendizagem orientou a proposição de estratégias de ensino que priorizam atividades centradas nos estudantes, planejadas para desafiar suas ideias e ensinar-lhes as ideias científicas.
(MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte:UFMG, 2000.)
Os currículos de formação de professores nas áreas de ciências físicas, químicas e biológicas devem ofertar disciplinas que envolvam a discussão dos pressupostos epistemológicos da ciência e do ensino.
O aspecto, dentre os apresentados nas alternativas abaixo, que deve ser considerado pelo professor para lidar com os desafios de um ensino mais centrado no aluno é: