Enunciados de questões e informações de concursos

Prefeitura Municipal de Contagem
Questão 1 de 1

Leia o texto a seguir.

 

Nas propostas atuais de ensino de ciências, em que se pretende alcançar um ensino que leve os alunos a construírem o seu conhecimento mediante uma integração harmônica entre os conteúdos específicos e os processos de produção desse mesmo conteúdo, a introdução de atividades que discutam os problemas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (C/T/S) tem um lugar de destaque.

 

(CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.)

 

 

Em relação às aulas e as propostas de atividades significativas de (C/T/S), analise as assertivas a seguir.

 

I- A grande dificuldade está em criar condições para facilitar aos professores, nos cursos de formação inicial ou permanente, a integração dos conhecimentos de ciência, tecnologia e sociedade dentro de sua própria prática docente.

 

II- O ensino filosoficamente pluralístico é indicado, isto é, que os estudantes tenham noção de que existem múltiplas interpretações para a Ciência.

 

III- A fim de tentar despertar o interesse dos alunos pelas questões filosóficas e históricas em relação a um tópico específico, os professores devem fornecer respostas definitivas, impondo os seus próprios pontos de vista.

 

IV- É de grande relevância que os estudantes vivenciem situações de conflito de ideias, o que pode contribuir para a reflexão sobre o status negativo a elas associado.

 

Estão CORRETAS apenas:


Outras questões do mesmo concurso: Pref Contagem / PEB (Pref Contagem) / 2015 / PEB III / Ciências


Questões comentadas
Questões sem comentário
Etapa Única - Prova Objetiva

Etapa Única - Prova Objetiva - Conhecimentos Específicos

spinner
Ocorreu um erro na requisição, tente executar a operação novamente.