Enunciados de questões e informações de concursos
Leia o texto a seguir.
Nas propostas atuais de ensino de ciências, em que se pretende alcançar um ensino que leve os alunos a construírem o seu conhecimento mediante uma integração harmônica entre os conteúdos específicos e os processos de produção desse mesmo conteúdo, a introdução de atividades que discutam os problemas de Ciência, Tecnologia e Sociedade (C/T/S) tem um lugar de destaque.
(CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.)
Em relação às aulas e as propostas de atividades significativas de (C/T/S), analise as assertivas a seguir.
I- A grande dificuldade está em criar condições para facilitar aos professores, nos cursos de formação inicial ou permanente, a integração dos conhecimentos de ciência, tecnologia e sociedade dentro de sua própria prática docente.
II- O ensino filosoficamente pluralístico é indicado, isto é, que os estudantes tenham noção de que existem múltiplas interpretações para a Ciência.
III- A fim de tentar despertar o interesse dos alunos pelas questões filosóficas e históricas em relação a um tópico específico, os professores devem fornecer respostas definitivas, impondo os seus próprios pontos de vista.
IV- É de grande relevância que os estudantes vivenciem situações de conflito de ideias, o que pode contribuir para a reflexão sobre o status negativo a elas associado.
Estão CORRETAS apenas: