Enunciados de questões e informações de concursos
Analise as proposições abaixo, relacionadas a fundações superficiais.
I. Para efeito de cálculo estrutural, as pressões na base da fundação podem ser admitidas como uniformemente distribuídas, exceto no caso de fundações apoiadas sobre rocha.
II. Para fundações superficiais executadas em cotas diferentes, a fundação situada em cota mais baixa deve ser executada em primeiro lugar, a não ser que se tomem cuidados especiais.
III. Em fundações que não se apoiam sobre rocha deve se executar, anteriormente à sua execução, uma camada de concreto simples de regularização de, no mínimo, 5 cm de espessura, ocupando toda a área da cava da fundação.
IV. Em planta, as sapatas ou blocos devem ter dimensão mínima de 50 cm.
V. As sapatas para pilares isolados podem ser calculadas, dependendo de sua rigidez, como placas, desde que se considere o puncionamento, podendo-se levar em conta o efeito favorável da reação do terreno sob a fundação nesta área.
Estão corretas, apenas: