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A Síndrome de Williams, também conhecida como síndrome Williams-Beuren, é uma desordem genética que, talvez por ser rara, frequentemente não é diagnosticada. As crianças portadoras da síndrome normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando atraso psicomotor. Embora comecem a falar tarde, por volta dos 18 meses, demonstram facilidade para aprender rimas e canções, apresentando muita sensibilidade musical e concomitantemente boa memória auditiva. Seu desenvolvimento motor é mais lento. Demoram a andar e têm grande dificuldade em executar tarefas que requeiram coordenação motora, tais como cortar papel, desenhar, andar de bicicleta etc.


Internet: <www.sindromes.org> (com adaptações).


Com base nessas informações, considere a seguinte situação hipotética.


Uma escola pública municipal de ensino fundamental, situada em determinado município do estado de Tocantins, recusou-se a matricular uma criança de nove anos portadora da síndrome de Williams. A escola argumentou que não dispunha de profissional qualificado para o ensino especializado em seu quadro docente e que a criança apresentava sintomas muito acentuados em razão de não ter tido acesso à educação infantil, de ter pais analfabetos e de ser oriunda do meio rural, o que não permitiu o desenvolvimento cognitivo da criança.

 

Ainda considerando o texto e a situação hipotética apresentados acima e os PCN para a educação especial, estabelecidos nas DCN, assinale a opção correta.



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