Enunciados de questões e informações de concursos
Os acidentes de trânsito representam uma das principais causas externas de morte no Brasil — só não ultrapassam os homicídios. De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, divulgada pelo Ministério da Saúde, 35.155 pessoas morreram em 2006 por causa da violência no trânsito.
As mortes, de acordo com a pesquisa, concentraram -se em homens com idade entre 20 e 59 anos, residentes em municípios de pequeno porte populacional. No caso de atropelamentos, o risco de morte foi maior entre os idosos; para ocupantes de veículos, o risco foi maior para o grupo de 20 a 59 anos. Entre os motociclistas, o risco concentra-se na faixa de 20 a 29 anos.
As regiões Centro-Oeste e Sul apresentaram os maiores riscos de morte por acidente de trânsito. Na região Centro-Oeste, registrou-se, segundo o ministério, o maior risco de morte para acidentes que envolvem motociclistas e ocupantes de veículo. Já o maior risco de morte por atropelamento foi registrado na região Norte. Santa Catarina, Mato Grosso e Paraná foram os estados que apresentaram as maiores taxas de morte provocadas pela violência no trânsito.
O ranking de óbitos, de acordo com o estudo, é liderado pelos atropelamentos de pedestres, com o total de 27,9% dos casos — a maioria deles entre idosos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e crianças. Em segundo lugar, estão os ocupantes de automóveis, com 21%, e, em terceiro, os motociclistas, com 19,8%. Dados da publicação apontam que os motociclistas mortos no trânsito saltaram de 28 300, em 1990, para quase 7 mil, em 2006.
Internet: <www.detran.sp.gov.br> (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue o item que se segue.
Em “concentraram-se”, o “se” indica sujeito indeterminado.