Enunciados de questões e informações de concursos
O documento Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola (Brasília, 2009), apresenta formas de gerir o patrimônio escolar e a gestão pedagógica. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir.
I. A credibilidade e a identidade da escola perante a comunidade se consolidam pela qualidade do ensino que oferece, decorrente da consistência de seu projeto pedagógico. O patrimônio imaterial da instituição, que é de toda a comunidade, se constrói também em suas condições efetivas de funcionamento.
II. Uma das principais funções do gestor escolar, em trabalho conjunto com a coordenação pedagógica, é articular os diferentes usos sociais da escola, de modo a levá-la a cumprir a sua função social integrada na comunidade em que se insere.
III. É muito importante que o gestor pense em estratégias em que as atividades específicas da função social da escola possam coincidir com as atividades relativas a outros usos sociais da escola pela comunidade. Assim, simplifica as decisões em torno da superposição de tempos e espaços para o desenvolvimento das atividades de uma ou de outra instância.
IV. O processo pedagógico escolar está restrito à sala de aula e às atividades escolares propriamente ditas, enquanto o patrimônio imaterial da escola, que é de toda a comunidade, se constrói nas ações desenvolvidas pelos gestores escolares.
É correto o que se afirma em