Enunciados de questões e informações de concursos
O Código de Ética do Assistente Social de 1993 é o resultado de um amplo debate nacional e do amadurecimento do projeto éticopolítico da profissão. Ele consagra a democracia como valor central, reafirma a liberdade e a justiça social, e orienta a atuação profissional na perspectiva da emancipação humana. Além de estabelecer princípios fundamentais que guiam o exercício profissional, este código também regulamenta as relações entre assistentes sociais e outros profissionais, detalhando deveres e vedações específicas. Entre essas diretrizes, está o dever de manter uma postura solidária, ética e respeitosa com outros profissionais. (CFESS, 1993).
Considerando este contexto e o que dispõe o Código de Ética do Assistente Social de 1993 (Resolução CFESS nº 273/1993), analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- Em todas as circunstâncias, é vedado ao assistente social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro profissional.
PORQUE
II- O assistente social não deve realizar crítica pública ao colega e a outros profissionais, sendo seu dever ético não emitir opinião sobre a reputação e a prática profissional de outro assistente social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.