Enunciados de questões e informações de concursos
Nos diversos espaços sócio-ocupacionais do assistente social é comum que seja demandado em seu cotidiano profissional a elaboração e a implementação de projetos sociais. Tais intervenções exigem domínio teórico-metodológico e procedimental no campo do Planejamento Social. No entanto, em muitos casos, a celeridade na execução das ações leva à negligência de etapas fundamentais do processo, como o controle e a avaliação dos projetos, comprometendo a efetividade e a continuidade das respostas sociais formuladas. (Baptista, 2013).
Fonte: BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. 3. ed. São Paulo: Veras, 2013.
Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir:
I- A ação do controle é efetivada rigorosamente em processos únicos definidos para verificação (mensal, semanal, anual), os quais variam de acordo com a natureza do controlado e com o objetivo específico daquele controle.
II- A avaliação é um processo totalmente neutro e objetivo, independentemente de qualquer ponto de vista individual. Portanto, a postura do avaliador é sempre universal e isenta de percepções interpretativas sobre as coisas e o mundo da pessoa que avalia.
III- A avaliação integra, de maneira dialética, todas as etapas do processo de planejamento, manifestando-se desde o início da execução da ação prevista. Assim, sua ocorrência é simultânea ao desenvolvimento da prática, independentemente de sua formalização em documentos.
IV- A ausência de elaboração de unidades de medida dos objetivos e metas estabelecidos no momento da elaboração de planos, programas ou projetos, compromete o controle e a avaliação de planos, programas ou projetos sociais, à medida que inviabiliza a mensuração dos objetivos propostos.
É CORRETO o que se afirma apenas em: