Enunciados de questões e informações de concursos
O Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) estabelece um regime de proteção rigoroso para as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reconhecendo sua importância para a estabilidade ecológica e a manutenção dos recursos hídricos. A intervenção ou supressão de vegetação nessas áreas é tratada como exceção, sujeita a hipóteses e procedimentos específicos. Acerca das regras para intervenção em APP, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) A supressão de vegetação nativa protetora de dunas e restingas pode ser autorizada em qualquer uma das hipóteses gerais de intervenção em APP, como utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental.
(__) A obrigação de recompor a vegetação em uma Área de Preservação Permanente que foi suprimida tem natureza real, sendo, portanto, transmitida ao novo proprietário em caso de transferência de domínio ou posse do imóvel rural.
(__) Qualquer obra de interesse da defesa civil, bem como as de segurança nacional, independentemente de sua localização ou caráter de urgência, é dispensada de autorização do órgão ambiental competente para intervenção em APP.
(__) De acordo com a regra geral, a intervenção ou a supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente só pode ocorrer se for enquadrada nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas em lei.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: