Enunciados de questões e informações de concursos
Texto II
Mulheres conquistaram o direito
de votar há 75 anos
Somente há 75 anos as mulheres conquistaram o direito de votar e de exercer sua cidadania no Brasil. De acordo com os registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto feminino tornou-se possível a partir da Revolução de 1930.
O voto feminino chegou a ser discutido na Constituinte de 1890, mas adversários da extensão do voto à mulher argumentaram, na época, que ela não teria capacidade para escolher seu candidato, já que seu valor intelectual era considerado inferior ao do homem.
Já em 1927, porém, Juvenal Lamartine, candidato ao governo do Rio Grande do Norte, decidiu incluir em sua plataforma política a luta pelo voto das mulheres. Lei nesse sentido foi então aprovada em 25 de outubro do mesmo ano, ocasião em que várias mulheres requereram suas inscrições. Um mês depois, o juiz Israel Ferreira Nunes mandou incluir na lista dos eleitores a professora Celina Guimarães Vianna, que se tornou a primeira eleitora não só do Brasil como também da América do Sul.
Somente com a aprovação do Código Eleitoral em 1933, foi possível o exercício do voto em todo o país, sem distinção de sexo.
Internet: <http://www.tse.gov.br/serviços/notícias/index.html> (com adaptações).
Com base no texto II, julgue o item subseqüente.
Subentende-se do texto que o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a ter mulheres eleitoras.