Enunciados de questões e informações de concursos
Em relação à concentração de resíduos de medicamentos veterinários, que são utilizados no tratamento e prevenção de doenças ou como promotores de crescimento, legalmente permitidos em alimentos de origem animal, analise as afirmativas a seguir:
I. O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes – PNCRC/Animal realiza análises anuais, atestando o atendimento dos limites aplicáveis em drogas veterinárias autorizadas e proibidas, como agrotóxicos, contaminantes inorgânicos e micotoxinas.
II. De acordo com a ANVISA, o limite máximo de resíduo (LMR) de ivermectina permitido no fígado e músculo bovino é de 100μg/kg e 30 μg/kg, respectivamente.
III. De acordo com a RDC Nº 328, de 19 de dezembro de 2019 da ANVISA, não será definido LMR para as situações com ampla margem de segurança, quando o insumo farmacêutico ativo (IFA) e seus metabólitos forem fracamente absorvidos ou biodisponíveis.
Está correto o que se afirma: