Adotando a perspectiva dialógica e construtivista, Jussara Hoffmann defende o ponto de vista de que
o foco da avaliação deve estar em medir com precisão o quanto os alunos, ao serem expostos aos conteúdos específicos do currículo, memorizaram ou aprenderam ao longo do ano letivo.
a avaliação significa ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, a formular e a reformular hipóteses, encaminhando- se a um saber enriquecido.
o conhecimento do educando vem dos objetos de conhecimento aos quais ele é exposto, cabendo ao professor organizar adequadamente os estímulos com os quais o aluno entrará em contato para aprender.
a prática pedagógica eficaz consiste na transmissão clara e explícita dos conteúdos pelo educador, apresentando exemplos concretos, definições objetivas e atividades práticas de assimilação.