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Uma jovem sorri para o fotógrafo. À primeira vista, nada na imagem indica as circunstâncias da tomada. O sorriso poderia evocar uma fotografia qualquer, registrada em ambiente acolhedor. Nada nos diz que essa moça é, no momento dessa imagem, prisioneira da polícia política portuguesa e o fotógrafo é um agente policial a serviço da mais longa ditadura da Europa Ocidental, iniciada em 1926 e derrubada em 1974 pela chamada Revolução dos Cravos. É uma imagem que integra o cadastro de fotografia da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado). O que restou desse cadastro foi parcialmente retomado no documentário 48, exibido e premiado em 2010. O filme associa imagens dos então prisioneiros aos seus próprios comentários e contribui para inscrever, na atualidade, dimensões do passado salazarista que foram rapidamente varridas da história e da memória portuguesa: ninguém foi julgado por tantas perseguições, torturas, assassinatos.

 

Consuelo Lins, Luiz Augusto Rezende e Andréa França A noção de documento e a apropriação de imagens de arquivo no documentário ensaístico contemporâneo In: Revista Galáxia, n º 21, p 55, jun /2011 (com adaptações)

 

Tendo o texto e a imagem precedentes como referências iniciais, julgue os itens que se seguem.

 

As consequências da ditadura militar no Brasil (1964–1985) diferenciam-se dos efeitos do período salazarista em Portugal por dois motivos: pela permanência da memória das violências praticadas, o que até hoje impede manifestações de apoio à ditadura no Brasil; e pela criação da Comissão Nacional da Verdade, que possibilitou o julgamento e a prisão dos militares envolvidos em crimes de tortura no país.



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