Para compreender as dificuldades inerentes à alfabetização de crianças surdas ou com deficiência auditiva é preciso reconhecer a distinção entre esses dois grupos. Assinale a alternativa correta.
Crianças surdas são aquelas que pensam em português e se comunicam em Libras como língua materna. E as crianças com deficiência auditiva, são aquelas que pensam em Libras e se comunicam em Português.
Crianças surdas são aquelas que pensam e se comunicam em Libras como língua materna primária, devido à idade pré-lingual da perda auditiva e da profundidade de perda e do acesso a uma comunidade surda sinalizadora. Por outro lado, crianças com deficiência auditiva são aquelas que pensam e se comunicam em Português, como língua materna primária, devido à idade pós-lingual da perda auditiva e/ou do teor mais moderado dessa perda.
Crianças surdas são aquelas que se comunicam em Libras, mas não possuem língua materna. E as crianças de deficiência auditiva, são aquelas que pensam e se comunicam em Português.